Você provavelmente pode lembrar facilmente de algum trailer de jogo que te deixou extremamente animado para comprar e jogar até cansar. Seja pelo CG caprichado ou pelos gráficos de tirar o fôlego, muitas vezes somos enfeitiçados pelo visual de vários anúncios que, no fim das contas, se mostram verdadeiros fracassos.
E nem precisamos ir tão longe no passado para relembrar alguns games que deixaram a desejar mesmo tendo gráficos belíssimos. Exemplos recentes como Marvel’s Avengers e Babylon’s Fall mostram que visual bonito não é sinônimo de sucesso.
Jogos que fracassaram mesmo com gráficos lindos
Para contribuir com o seu desgaste psicológico e trazer um pouco mais de tristeza e decepção ao seu dia, listamos alguns dos jogos que foram bastante hypados e se mostraram produtos muito aquém do esperado.
1. Anthem
A ideia por trás de Anthem era bem interessante: utilizando armaduras robóticas personalizadas conhecidas como Javelins. Cada robozão tinha características próprias de maneira similar à vista nas classes de RPGs clássicos. Jogadores podiam jogar sozinhos ou em partidas cooperativas com amigos para completar missões, explorar ruínas antigas e coletar itens. Tudo isso, é claro, em um game com visual incrível.
Porém, apesar do potencial, o jogo foi um fracasso. A execução da ideia não funcionou, com a jogabilidade sendo muito repetitiva e, em muitos momentos, bastante tediosa. Lançado em fevereiro de 2019, dois anos depois o desenvolvimento contínuo do jogo foi cancelado.
2. Lawbreakers
Lançado para PC e PS4 em 2017, Lawbreakers era um jogo de tiro em primeira pessoa que chamou bastante atenção com seus gráficos caprichados. E o game era bom: boa parte da crítica especializada aprovou o FPS multiplayer, que recebeu reviews bastante positivas.
O problema é que nada disso foi suficiente, já que o projeto falhou em capturar e manter uma boa base de jogadores. Assim, pouco mais de um ano depois de seu lançamento, já não era mais viável manter os servidores online e o jogo foi cancelado.
3. CrossfireX
Bastante aguardado desde o seu anúncio, CrossfireX foi mais um que nos enganou com seus gráficos bonitos. Porém, seu lançamento foi tão desastroso que um produtor do jogo pediu desculpas pessoalmente pelo estado do projeto.
Lançado em 10 de fevereiro de 2022 para Xbox One e Xbox Series X|S, o game foi cancelado e todos os seus modos de jogo serão desativados agora no dia 18 de maio deste ano.
4. Babylon’s Fall
Mirando na tendência dos jogos como serviço, a Square Enix resolveu arriscar entrar neste mercado com Babylon’s Fall, um título exclusivo do PlayStation. Os trailers mostravam o que parecia ser um título com ótimos gráficos e jogabilidade dinâmica, mas a realidade após o lançamento se mostrou bem diferente.
No fim das contas, o projeto era só mais um “live service” que falhou em alcançar seu público alvo e foi rapidamente cancelado.
5. Paragon
Lançado em 2016 pela Epic Games, Paragon seguia a tendência da época em que os MOBAs eram o assunto do momento. Na época, o game se mostrou um dos mais belos do gênero, com gráficos impressionantes, atualizações regulares e adição constante de novos heróis.
O problema foi que a base de fãs acumulada não foi suficiente para manter o projeto de pé, então a Epic acabou optando por encerrar as atividades em abril de 2018. Os esforços da empresa foram então voltados para Fortnite, o que — para a tristeza dos poucos, mas fiéis, fãs de Paragon — se mostrou uma aposta mais do que acertada.
6. Marvel’s Avengers
Desde o primeiro teaser, Marvel’s Avengers capturou imediatamente a atenção da internet por ser a chance dos fãs dos heróis da Marvel de controlar seus heróis favoritos nos video games. A cada novo trailer mostrando o visual caprichado, com personagens e cenários bastante detalhados, o hype só aumentava. Aí o jogo foi lançado.
Fãs esperavam uma aventura na mesma linha de Marvel’s Spider-Man, mas o game dos Vingadores era apenas mais um looter-shooter. Tirando a campanha decente, não passava de um jogo como serviço repetitivo e pouco inspirado que até ser oficialmente cancelado vivia basicamente de vender skins.
7. Overkill’s The Walking Dead
Quando foi anunciado, Overkill’s The Walking Dead chamou bastante atenção com seus gráficos bastante realistas. O visual detalhado somado à famosa franquia de zumbis logo botou o jogo no radar dos gamers, mas pelo visto nada disso foi suficiente.
Em 2019, as versões do jogo para PS4 e Xbox One foram canceladas. Além disso, as cópias do jogo para PC também deixaram de ser vendidas, pondo um fim à história do projeto.
8. Bleeding Edge
Após a aquisição do estúdio Ninja Theory pela Microsoft, Bleeding Edge foi o primeiro fruto dos desenvolvedores, agora sob a tutela do Xbox. Lançado em 2020, o título se tratava de um jogo de combate online em arena com visual bastante único, com personagens estilosos que tinham poderes e desvantagens que se complementavam. Assim, era possível criar times balanceados, dando maior dinâmica às partidas.
Porém, o projeto não obteve o sucesso esperado e, menos de um ano depois, o estúdio anunciou que não lançaria mais novos conteúdos para o multiplayer, focando seus esforços em novos projetos, como Senua’s Saga: Hellblade II.
9. Godfall
Anunciado como o primeiro grande lançamento do PS5, Godfall encheu os olhos dos fãs dos consoles PlayStation com seus gráficos lindos na apresentação da TGA de 2019. Porém, quando lançado, a recepção ao game não foi das melhores, sendo bastante criticado, entre outras coisas, por seu esquema de combate complicado e desnecessariamente lento.
10. Star Wars Battlefront 2
Esse aqui dispensa apresentações, mas vamos lá: lembra de toda a treta envolvendo loot boxes alguns anos atrás? Pois é, Star Wars Battlefront 2 estava bem ali no centro da tempestade de reclamações dos jogadores. Ainda que trouxesse gráficos impressionantes e um elenco de peso com personagens da franquia da tal galáxia muito distante, fãs não simpatizaram com o lançamento. E com razão: Battlefront 2 era o exemplo perfeito do abuso das desenvolvedoras em relação ao uso de loot boxes.
A situação mudou algum tempo depois, com a tática agressiva e predatória sendo deixada de lado, mas nem isso conseguiu salvar a imagem do jogo, até hoje tido por muitos como um dos piores games da franquia Star Wars. O que é uma pena, já que em termos de jogabilidade, visual e trilha sonora, Battlefront 2 é muito bom. Sem contar a campanha para um jogador, que apesar de curta é bem legal.
Beleza não é tudo
Como ficou claro, visual de cair o queixo não é suficiente para garantir o sucesso de um jogo. Outros elementos, como jogabilidade e história, muitas vezes — na verdade, quase sempre — são muito mais importantes e fatores decisivos no que diz respeito à performance de vendas e longevidade dos games.